sexta-feira, 8 de março de 2019

"Captain Marvel" em análise

Captain Marvel (em Portugal desnecessariamente traduzido para Capitão Marvel) era um dos filmes mais aguardados do ano, especialmente depois da cena pós-créditos de Avengers: Infinity War. A espera terminou e o filme chegou agora aos cinemas, mesmo a tempo de celebrar o Dia da Mulher. É importante dizer que veio mesmo a calhar sair nesta altura, não fosse este o primeiro filme cânone do Universo Cinematográfico da Marvel com uma mulher no papel da protagonista! 

Antes de mais, é importante situar este filme, pois antecede muitos eventos que já vimos nos filmes da Marvel. Captain Marvel leva-nos diretamente para os anos noventa, como é bastante notável pelos adereços e banda sonora, com alguns hits que se destacaram naquela altura. Somos apresentados a Carol Denvers, uma mulher que inesperadamente se torna numa heroína quando o planeta Terra se torna o palco de uma guerra entre duas raças alienígenas.


Este é um filme de origem e como tal resulta bem, pois ficamos a conhecer a personagem e como esta se tornou numa super-heroína. É curioso vê-la a explorar os seus poderes e a tornar-se cada vez mais ambiciosa e ciente de si ao longo da trama.

O maior problema do filme talvez seja o desenvolvimento da narrativa, que dá uma ideia de desorganização, ainda que no final tudo faça sentido e seja explicado. Ao início o argumento parece confuso, com saltos temporais resultados das memórias de Denvers. Honestamente, não levaram a um bom resultado, pois tinha sido mais interessante se a narrativa fosse linear, em vez de termos acesso aos acontecimentos através da memória da protagonista (que, por sua vez, de pouco se lembra). Parece que estes momentos quebram por completo o ritmo do filme.

Outro aspeto que pouco me agradou foram os vilões, se assim lhes podemos chamar. Foram muito pouco explorados e tornaram-se aborrecidos, talvez por aparecerem pouco e parece que existem apenas para "encher chouriços".


O filme acaba por nos mostrar tanto o Planeta Terra como os alienígenas, mas no final os momentos com os terráqueos é que triunfam. Os momentos de Denvers na Terra são bastante interessantes, talvez, em grande parte, pela relação de amizade que esta cria com Nick Fury, uma personagem tão querida no universo da Marvel. É nos momentos de interação entre estes dois que recebemos algum humor, já tão tipico e divertido.

Por fim, é preciso dizer que o filme é all about Captain Marvel. É ela o centro de tudo e tudo o que a rodeia apenas existe para a destacar. No entanto, não me pareceu que a Brie Larson tenha trazido carisma suficiente à sua personagem, mas esta também ainda é a primeira vez que encarna a super-heroína, então fico à espera para ver a sua evolução.

Captain Marvel é um bom filme; nada mais e nada menos. Claro está, não chega aos calcanhares dos últimos filmes da MCU, mas isso também não o torna mau. Vale a pena ver!
7/10 ⭐

A todas as leitoras aqui do blogue, um feliz Dia da Mulher! 🌸
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações. Vi na criação deste espaço o local ideal para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto.

10 comentários:

  1. Confesso que não é o género de filmes que mais me atrai, mas gostei de ler a tua crítica :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de o ver!
    Feliz dia, beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi, mas ando muito curiosa para ver!
    Feliz dia da Mulher ♥

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi mas quero muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Achas que devia assistir a algum filme da Marvel antes de ver este no cinema? É que estou com imensa vontade de o ver mas estou com algum receio de pagar para ver o filme e não perceber nada porque nunca vi um filme deles ahahah

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que podes ir ver este sem ter visto mais nenhum, porque, como se trata de um filme sobre a origem da personagem, ele entrega-te todas as informações necessárias para perceberes tudo o que acontece! 😅

      Eliminar