quarta-feira, 27 de março de 2019

"Mirai" em análise

Depois de no ano passado o festival MONSTRA ter tido várias sessões de retrospetiva dedicas ao realizador Mamoru Hosoda, este ano teve a antestreia do seu novo filme Mirai, que esteve nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação. Foi com um grande entusiamo e expectativas elevadas que fomos ver o filme na noite passada, até porque é um dos filmes em competição na edição deste ano do festival. 


Mirai apresenta-nos Kun, um jovem rapaz que sente ciúmes da sua pequena irmã, Mirai (que significa "futuro"), que, sendo uma bebé recém-nascida, tem mais atenção por parte dos pais do que ele. 

Este é um filme sobre a família e sobre amor, mas é ainda muito mais do que isso, pois, inesperadamente, leva-nos em algumas viagens no tempo. Acontece que Kun conhece a sua irmã vinda do futuro e é assim que passa a amá-la... 

Visualmente, como seria de esperar, o filme é deslumbrante, com uma animação cristalina e colorida. A determinado momento, Hosoda apresenta uma animação diferente, que contrasta com o resto do filme. Pessoalmente, isso não me agradou muito, pois pareceu um pouco anti climático e um tanto desnecessário.


A história é ternurenta e traz alguns momentos originais, especialmente quando Kun interage com a Mirai do futuro. Muitas sequências são engraçadas e levam ao riso, em grande parte porque o rapaz é uma criança muito birrenta, que chora por tudo, apenas porque quer atenção. É divertido ver o modo como os pais das crianças reagem às birras. 

Apesar de o filme ser, no geral, agradável, acaba por ficar muito aquém das expectativas. É que, basicamente, temos várias viagens no tempo, mas acabamos por nem ver muito a interação entre os irmãos. Não deixa de valer a pena ver… Mas não é o melhor trabalho de Mamoru Hosoda!

7/10 ⭐
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

14 comentários:

  1. Parece ser um filme muito agradável!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    P.s. passa no meu blog e faz-me as perguntas que quiseres até ao dia 29! ;)

    ResponderEliminar
  2. É sempre um desconsolo quando as expectativas não são corroboradas. Ainda assim, fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  3. obrigado, Joana :D

    não conhecia, e é uma pena que não tenha correspondido ao que ansiavas :(

    NEW TIPS POST | SECOND SKIN FOUNDATIONS? YES, PLEASE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Olá, Joana!
    "Mirai" já está na lista de filmes para este mês, afinal, como você diz nesta sua análise, "o filme que esteve nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação"
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Parece ser um filme bem amoroso! :) Pena que não te tenha enchido as medidas na totalidade.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não vi e fiquei com vontade de ver, parece bem giro, apesar dos pontos menos positivos. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei bastante curiosa com este filme!

    ResponderEliminar