domingo, 31 de março de 2019

"Tito e os Pássaros" em análise

Ontem de manhã o dia na MONSTRA começou cedo, pois um dos filmes em competição tinha sessão marcada logo para as onze horas da manhã. Tito e os Pássaros, um filme brasileiro, realizado por Gabriel Bitar, Gustavo Steinberg e André Catoto.


Já na sala do Cinema São Jorge, claramente havia uma audiência ainda um pouco sonolenta, com algumas crianças pelo meio, pois este filme também fazia parte do Monstrinha, a programação dedicada às crianças no festival. No entanto, o sono rapidamente passou, pois Tito e os Pássaros começa logo a conquistar o nosso interesse e apresenta-nos também, mesmo antes de aparecer o título do filme, uma banda sonora ensurdecedora, poderosa e fantástica, capaz de afastar qualquer vontade de adormecer. 

A história é simples. Acompanha Tito, um rapaz pequeno, que, tal como o seu pai, acredita que os pássaros são capazes de coisas incríveis. E mais não digo, o melhor é ir ver o filme sem muito saber, que foi o que eu fiz e, por esse motivo, fiquei incrivelmente surpreendida. 


Este é um filme de animação diferente e isso nota-se logo pela própria animação, que, por vezes, se assemelha a pinturas abstratas. Existe um ambiente pesado e é quase tudo em tons acastanhados. Não é propriamente um filme para crianças, ainda que tenha sido dos poucos a passar na MONSTRA em português – um português adocicado -, pois quase todos os outros estavam no idioma original e apenas com legendas. 

As personagens foram claramente bem trabalhadas, especialmente Tito, que consegue conquistar-nos desde cedo com o seu grande amor pelos pássaros. Até o seu amigo Buíu que nada fala durante o filme consegue ter a nossa empatia. 


O argumento é coerente e funciona muito bem, apresentando-nos diálogos bem pensados, sem momentos forçados. Tudo acontece de um modo natural. O plot do filme é original e apresenta um tema que raramente é levado para os filmes de animação, talvez por não ser muito indicado para as crianças, mas o modo como foi tratado neste filme faz com que no final estas recebam uma boa mensagem. 

No final do filme, o encanto foi geral e todos aplaudiram com força. É que Tito e os Pássaros é um filme diferente e arriscado. Visualmente incrível, sonoramente estrondoso e com uma história muito interessante e bem apresentada!


Depois fomos falar com Gabriel Bitar, um dos realizadores que esteve presente na sessão, que é uma pessoa muito tímida, mas simpática, orgulhoso do seu projeto, mas que não toma os louros só para si. Ele desenhou-nos um bonequinho do filme num postal e nós desejámos-lhe muito sucesso – que, claramente, já está a ter, pois Tito e os Pássaros foi o grande vencedor da competição da MONSTRA, no prémio da escolha do público! Nós demos a nota máxima!

8/10 ⭐
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações. Vi na criação deste espaço o local ideal para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto.

8 comentários:

  1. Eu fiquei logo tentada a ver de principio quando li o nome, é que o meu namorado também se chama Tito! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi, mas deve ser engraçado. Começando pelo título. O Tito e os pássaros. Chilreando fora da gaiola em liberdade. Muitas espécies em vias de extinção!

    Tenha uma boa noite e bons sonhos, Joana Grilo.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não conhecia, mas parece-me ser giro e é bom para fugir um bocadinho ao meu estilo habitual ahah

    ResponderEliminar
  4. Parece-me maravilhoso! Já fiquei cheia de vontade de o ver *-*

    ResponderEliminar
  5. Olá, Joana!
    Gostei desta tua postagem, "Tito e os Pássaros" em análise". E assim vou sabendo das novidades do cinema. Parabéns!
    Uma ótima semana.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Estamos a gostar bastante de conhecer o vosso blogue, escrito a dois, tal como o nosso.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado :D

    Deve ser mesmo giro!!!

    NEW REVIEW POST | MAC PREP + PRIME: WORTH IT?!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar