segunda-feira, 8 de abril de 2019

Dez curiosidades sobre "Cemitério Vivo" (1989)

Depois da estreia de Samitério de Animais que, como referi na análise feita há uns dias, é um remake de Cemitério Vivo, um filme de 1989, pareceu-me boa ideia escrever aqui também sobre o filme antigo. Pensei: “porque não fazer um Rebobinar?”, mas então surgiu-me uma ideia que penso ser melhor e sempre nos deixa variar um bocadinho. 

Para quem viu o filme original e agora foi ver o remake, é inevitável serem feitas algumas comparações. Então, pensei em trazer-vos algumas curiosidades sobre Cemitério Vivo, que achei serem interessantes tanto para quem já viu o novo filme como para quem ainda vai ver. É que algumas destas curiosidades tornam o filme de 1989 muito especial à sua maneira!


1. Stephen King, que escreveu Pet Sematary (o livro no qual o filme é baseado), esteve quase sempre presente durante as filmagens, pois estas estavam a ser feitas numa zona que ficava apenas a vinte minutos de distância da sua casa em Bangor, no Maine. 

2. O escritor é um grande fã dos Ramones e referiu algumas músicas da banda no livro. Por esse motivo, estes escreveram uma música chamada “Pet Sematary”, inspirada na sua obra, que serviu de theme song nos créditos finais do filme. Agora no remake voltamos a ter essa mesma música, mas num cover da banda Starcrawler. 

3. O papel da Ellie Creed foi desempenhado por duas irmãs gémeas. Agora no remake temos dois irmãos gémeos a desempenhar o papel do irmão de Ellie, Gage Creed. 


4. Cemitério Vivo foi o primeiro filme do pequeno ator Miko Hughes, que interpreta Gage e que tem um dos momentos mais carismáticos. “No fair, no fair”. 

5. O filme de 1989 era para ter sido realizado por George A. Romero, mas este acabou por realizar o filme Atração Diabólica (1988) e Mary Lambert ficou encarregue de realizar Cemitério Vivo

6. O filme tem um cameo do próprio Stephen King na sequência do funeral. 

7. Foram utilizados sete gatos da raça British Shorthair para o papel de Church (nome inspirado em Winston Churchill), o gato da família Creed. Cada um dos gatos foi treinado para fazer uma ação específica para a câmara. 


8. A irmã de Rachel, Zelda, é uma personagem bastante assustadora e Mary Lambert achou que era impossível ter raparigas jovens a fazer esse papel de modo a causar algum impacto chocante. Então, o papel de Zelda foi desempenhado por um homem. 

9. Stephen King inspirou-se no gato da sua filha para escrever a história do livro, pois este foi morto perto de uma estrada ao lado da sua casa. O gato chamava-se Smuckey e o seu nome aparece numa sepultura no Cemitério dos Animais do filme.

10. O nome da obra em inglês é “Pet Sematary” e não “Pet Cemetery” pois na história o nome é mal escrito por crianças que não sabem escrever “cemitério”.

O que acharam destas curiosidades? São fãs da obra de Stephen King? Qual versão do filme preferiram, a de 1989 ou o remake deste ano? 🐈
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

28 comentários:

  1. Nunca vi Cemitério Vivo, mas adorei ficar a conhecer estas curiosidades. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Achei interessante, se bem que não gosto desse género de filme.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. I haven't seen this movies, but seems good.I would like to watch.
    Thanks for your comment on my recent post. Now i am following you, hope you follow me back. Good day.
    My New Post | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  4. muito obrigado, querida :D

    por acaso nunca vi e, para ser sincero, não é dos filmes que mais me cativa!
    as tuas críticas são tão bem fundamentadas!!!

    NEW TIPS POST | NOBODY'S EVER TALKED ABOUT THIS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Nunca vimos, mas o texto está bem muito bem escrito. Seguimos o blogue :D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia os filmes, mas gostei das curiosidades... Bem interessantes!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Sim, faz mesmo lembrar! Há uma parte no filme onde usaram mesmo um boneco e parece ainda mais! 😆

      Eliminar
  8. Adorei estas curiosidades, principalmente a da Zelda xD
    Tenho que ver o filme de 1989!

    ResponderEliminar
  9. Olá, Rosana!
    Desta tua ótima postagem, minha amiga, "Dez curiosidades sobre "Cemitério Vivo" (1989), tomei conhecimento de mais algumas coisas do cinema, que não sabia. Parabéns!
    Uma boa continuação da semana, Rosana.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  10. Estava com bastante vontade de ver esse filme mas perdi-a toda ao chegar ao ponto 8...
    Talvez dê uma oportunidade à nova versão, mas não sei :/

    HÁ GIVEAWAY DE ANIVERSÁRIO! Participa no canal e no blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque motivo perdeu a vontade por causa do ponto 8? 😅

      Eliminar
  11. Não sou fã, como já referi, mas gostei imenso de ler estas curiosidades! Não sabia que os Ramones tinham uma música associada a este filme!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo belo espaço! Proveitosa postagem, também! Quantos meandro há num só filme... Voltarei sempre como seguidor que me fiz! Grande abraço! Bom fim de semana! Laerte.

    ResponderEliminar
  13. A great post! I love your blog < 3
    I am following you and invite you to me
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Não gosto desse género de filmes, mas desde que vi esse título andava a perguntar-me o porquê do nome mal escrito, agora já percebi.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tive a mesma dúvida durante alguns anos! 😅

      Eliminar