quarta-feira, 24 de abril de 2019

O importante sobre a "Infinity Saga"

Celebrou-se no ano passado uma década de existência do Universo Cinematográfico da Marvel. O primeiro filme, Homem de Ferro, foi lançado em 2008 e, inesperadamente, teve tal sucesso que os estúdios nunca mais pararam de levar o famosos super-heróis das bandas desenhadas para o cinema. Desde então, já foram feitas duas dezenas de filmes. 

Recentemente, foi dado um nome ao grande conjunto de filmes da MCU (Universo Cinematográfico da Marvel): a Saga do Infinito, diretamente ligado a um dos últimos capítulos (Avengers: Infinity War, que estreou nesta mesma altura no ano passado, de modo a celebrar o décimo aniversário). 

Em grande parte, o sucesso destes filmes deve-se ao facto de estarem todos conectados, formando uma história contada por capítulos. Quem é fã da Marvel, já sabe que existem sempre pistas em cada filme para o que vai estrear a seguir – na maior parte das vezes, as pistas vêm nas cenas pós-créditos, daí todos os fãs ficarem a ver os créditos passar religiosamente, apenas com o intuito de ver as pequenas cenas que vêm sempre no final. 


Esta semana temos a estreia de Avengers: Endgame, a continuação direta para Infinity War, aguardado há um ano. Então, nesta publicação decidimos relembrar todos os momentos importantes que formaram esta grande saga. Portanto, caso queiram ir numa viagem pelo Universo da Marvel, podem continuar a ler, especialmente se forem recém-chegados a este mundo e ainda assim querem ir ver o novo filme. Mas se não querem ser bombardeados com spoilers, então o melhor será mesmo pararem por aqui! 

Antes de mais, umas pequenas notas que vão permitir que percebam melhor tudo o que vou escrever a seguir. O Tesseract é a Pedra do Espaço, o Ether é a Pedra da Realidade, o Orbe é a Pedra do Poder e temos ainda a Pedra da Mente, a do Tempo e a da Alma. Todas juntas são as Pedras do Infinito e quem tiver a posse deste conjunto será capaz de dominar o mundo. 

Vamos lá, então, falar muito brevemente (atenção, tudo o que vão ter aqui escrito ocupou seis páginas do Word e tem um total de duas mil palavras) dos filmes e das personagens mais importantes...


Homem de Ferro (2008), realizado por Jon Favreau.


Onde tudo começou! O filme em que fomos apresentados ao ricalhaço Tony Stark, um homem que produz armas na empresa que pertencia ao seu pai e que agora é sua. É depois de ser sequestrado por um grupo de terroristas que Tony desenvolve um fato feito de Ferro e começa a lutar pelo bem. Neste filme também ficámos a conhecer Pepper Potts, a secretária de Stark, que no futuro se torna no seu par romântico. Na cena pós-créditos, ficamos a conhecer Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D., que espera na casa de Tony para lhe falar da “iniciativa Vingadores”. 


O Incrível Hulk (2008), realizado por Louis Leterrier. 


Todos já ouviram falar do Hulk, certo? Neste filme ficamos a conhecer a história de Bruce Banner, um cientista que depois de um acidente se transforma numa besta verde cheia de raiva e com vontade de partir coisas. A trama mostra-nos Bruce a tentar fugir do governo americano, tentando ao mesmo tempo encontrar uma cura para a "doença" que ele criou, na tentativa de recriar a velha fórmula que deu origem ao Capitão América.


Homem de Ferro 2 (2010), realizado por Jon Favreau.


O filme que trouxe duas das personagens mais carismáticas do Universo Cinematográfico da Marvel: Nick Fury e Viúva Negra. Nick Fury, como já referi anteriormente, é o diretor da S.H.I.E.L.D., uma agência secreta responsável por proteger os Estados Unidos de ataques; a sua intenção é reunir uma equipa de pessoas com poderes – os Vingadores. Por sua vez, a Viúva Negra é uma agente dessa mesma agência, que passa a fazer dupla com Tony Stark. Neste filme temos ainda James Rhodes, um amigo de Stark, a assumir a identidade de War Machine e a tornar-se parceiro do Homem de Ferro. 


Thor (2011), realizado por Kenneth Branagh.


O filme que nos apresenta Thor, o “Deus do Trovão”, herdeiro do trono de Asgard. A sua arma é um martelo, o Mjölnir, que apenas pode ser levantado por ele e que, para fazer jus à sua alcunha, pode fazer raios. Por sua vez, somos também apresentados ao seu “irmão” adotado, Loki, que é o seu oposto, um verdadeiro mentiroso que consegue enganar qualquer um – até mesmo Thor. Ao longo do filme ficamos a saber que Loki não é Asgardiano, mas sim um inimigo de Asgard, que foi adotado por Odin (pai de Thor), como um sinal de paz. 


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), realizado por Joe Johnston.


Este é um dos clássicos da MCU, sem dúvida alguma. É neste filme que ficamos a conhecer Steve Rogers, um homem que se alista no exército para combater na Segunda Guerra Mundial e que depois é sujeito a uma experiência e, basicamente, torna-se num “supersoldado”, com uma grande força. Por outro lado, temos o Caveira Vermelha, um homem nazi que, depois de passar por um procedimento idêntico ao de Rogers, fica desformado e maléfico. Para além destes dois, ficamos ainda a conhecer Bucky, que é o colega de Steve no Exército e mais tarde voltaremos a falar nele. E conhecemos também Peggy Carter, uma mulher bastante destemida que faz par romântico com o protagonista. 


Os Vingadores (2012), realizado por Joss Whedon.


Nick Fury junta uma equipa, os Vingadores, com os protagonistas heróis dos filmes anteriormente referidos – Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk, Thor, Capitão América e também Hawkeye. Loki vai à Terra, acompanhado de um cetro capaz de controlar qualquer pessoa, e rouba o Tesseract. É com isso que depois consegue abrir um portal, que leva um exército de extraterrestres até à Terra, causando o caos total. Mas, claro, os Vingadores conseguem dar a volta à situação, só que no final ficamos a saber que Loki estava a seguir as ordens de Thanos. 


Iron Man 3 (2013), realizado por Shane Black.


Em Iron Man 3, os EUA sentem-se ameaçados pelo Mandarim, e após Happy Hogan ter sido gravemente ferido num dos seus ataques terroristas, Tony Stark decide ameaçá-lo, acabando por colocar a sua vida e a de todos aqueles com mais se importa em risco. No fim do filme, após o twist que ninguém "conseguiu prever", Tony faz uma cirurgia onde, finalmente, se vê livre do núcleo que tem no peito que o mantinha vivo.


Thor: O Mundo das Trevas (2013), realizado por Alan Taylor.


Basicamente o que aqui importa é que no final do filme, Thor consegue capturar o Ether e depois entrega a substância a um homem conhecido como “O Coleccionador”, que tem muitas armas poderosas. Por sua vez, Loki, depois de o termos visto numa espécie de sacrifico heroico a meio do filme, regressa em força, numa grande reviravolta, e termina no trono de Asgard, disfarçado de Odin.


Capitão América 2: O Soldado do Inverno (2014), realizado por Anthony Russo e Joe Russo.


Surge uma nova personagem importante, o Falcão, um ex-soldado que se faz acompanhar de um par de asas de ferro. Este torna-se parceiro do Capitão América e ajuda-o a adaptar-se à atualidade, pois já há muito tempo que acabou a Segunda Guerra Mundial, mas Steve Rogers não envelheceu nem um bocadinho. Neste filme, ao contrário do que se pensava, Bucky não morreu e foi também ele sujeito a uma experiência, tendo sido vítima de uma lavagem cerebral por parte dos russos, durante a Guerra Fria. Durante todo o filme tenta matar Steve Rogers, até que começa a recuperar a sua memória e depois desaparece. 


Guardiões da Galáxia (2014), realizado por James Gunn.


O filme mais cool da MCU. Ficamos a conhecer Peter Quill, o Starlord, um homem que foi abduzido depois da morte da sua mãe e que desde sempre viveu com aliens, mas com a companhia do seu walkman cheio de músicas dos anos oitenta, deixado pela progenitora. Gamora é uma das alienígenas que forma os “Guardiões da Galáxia” juntamente com Starlord e é uma das maiores lutadoras da MCU. Para além destes, temos ainda Drax, Groot (I am Groot!) e Rocket. Há ainda a Nebula, irmã de Gamora e o problema destas duas é que são ambas filhas de Thanos. Neste filme, vemos os Guardiões a capturarem o Orbe, de modo a impedir que este vá parar às mãos de Thanos. 


Vingadores: Era de Ultron (2015), realizado por Joss Whedon.


Somos apresentados à Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff, uma mulher soviética que também foi vítima de experiências e que agora consegue controlar a mente dos inimigos e mover objetos, e temos também Visão, um robô com partes humanas que foi idealizado por Tony Stark e Bruce Banner, mas que foi concebido por Ultron. Na sua testa, tem a pedra que estava no cajado de Loki, no filme “Os Vingadores”. 

O que mais importa neste filme é que Thor percebe que o Tesseract, a Orbe e o Ether são artefatos de grande poder, conhecidos como as Pedras do Infinito. Cada um tem uma habilidade diferente, e quem for dono de todos terá um grande Poder. E Thanos anda à procura de todas elas… 


Ant-Man (2015), realizado por Peyton Reed.


Mais um filme de origem! O filme começa por nos mostrar Hank Pym a despedir-se da S.H.I.E.L.D depois de descobrir que a organização tentou copiar uma fórmula sua que permitia diminuir o tamanho. Anos mais tarde, Scott Lang, um ladrão, assalta uma casa e encontra um fato bastante estranho, que decide roubar. Quando experimenta o fato, rapidamente percebe que este faz com que diminua o seu tamanho, ao ponto de se tornar tão pequeno quanto uma formiga. Pelo meio conhecemos também Hope Van Dyne, a filha de Hank, que em breve se tornará na Vespa, a parceira de Scott, o Homem-Formiga.


Capitão América: Guerra Civil (2016), realizado por Anthony Russo e Joe Russo.


O filme que traz, finalmente, o Homem-Aranha e o Pantera Negra para a MCU. O Homem-Aranha, como todos sabem, é um jovem chamado Peter Parker e aqui alia-se a Tony Stark. Por sua vez, o Pantera Negra é T’Challa, o príncipe de Wakanda, uma região africana separada do resto do mundo. 

Neste capítulo, basicamente os heróis dividem-se e alguns ficam do lado de Stark, que defende a lei, e outros ficam do lado do Capitão América, que depois de ter descoberto que o Governo Americano apoiou alguns nazis recusa-se a ceder ao controlo governamental. E, no final, o filme leva a uma grande luta entre todos… 


Doutor Estranho (2016), realizado por Scott Derrickson.


Stephen Strange é um cirurgião que depois de ter um grave acidente parte em busca de um ancião para curar os seus problemas. Rapidamente, percebe que esse ancião afinal é uma espécie de feiticeiro, e então dedica-se ao estudo da magia, tornando-se depois num grande mestre das artes místicas, capaz de fazer feitiços e de criar portais. Neste filme, Strange torna-se responsável pela Pedra do Tempo, o Olho de Agamotto, que também é procurado por Thanos. 


Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), realizado por James Gunn.


Peter Quill descobre quem é o seu pai, Ego, um celestial bastante poderoso. Então, descobre também que não é um ser humano comum e que consegue controlar cargas de energia capazes de matar alguém. Neste filme somos também apresentados a Mantis, uma alienígena estranha e tonta, capaz de sentir os sentimentos dos outros, que se junta, assim, aos Guardiões da Galáxia. 


Homem-Aranha: Regresso a Casa (2017), realizado por Jon Watts.


Finalmente, um filme a solo do Homem-Aranha na MCU! Depois dos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha regressa a casa, apenas para se dedicar a impedir pequenos crimes. Até que o vilão Vulture aparece para lhe alterar os planos. E, basicamente, é isso… No final do filme, Peter Parker volta a reunir-se com Tony Stark, que lhe dá um fato melhor, mas que este recusa.


Thor: Ragnarok (2017), realizado por Taika Waititi. 



Depois de ter derrotado Surtur, o ser que poderia causar o Ragnarok, e descobrir que Loki estava injustamente a ocupar o lugar do seu pai no trono, Thor encontra o seu pai já nos momentos finais da sua vida, e este dá-lhe uma chocante revelação: que tem uma irmã mais velha, Hela, que é muito mais poderosa que ele. Assim dizendo, ele morre e ela faz uma estrondosa primeira impressão, destruindo o Mjölnir e levando Loki e Thor a Sakaar, onde este último é feito prisioneiro. É aí que reencontra Hulk. Thor tem de arranjar uma maneira de voltar para a sua terra e impedir que a sua irmã destrua todo o seu povo, ou que comece a invadir outros reinos. No final, tudo corre bem. Claro, Loki volta ao ataque e neste filme volta a roubar o Tesseract, mas desta vez numa tentativa de se tornar bom. No final do filme, Loki, Thor e Hulk vão a caminho da Terra numa nave, mas pelo caminho são apanhados por Thanos.


Black Panther (2018), realizado por Ryan Coogler.


Bem-vindos a Wakanda! Wakanda forever! Neste filme ficamos a conhecer como funciona esta civilização e ficamos a saber mais sobre os poderes do Pantera Negra. No final do filme, após perceber a ganância da sua terra e dos seus antepassados, T’Challa revela ao mundo que Wakanda está disposta a ajudar e a partilhar os seus recursos a nível mundial.


Infinity War (2018), realizado por Anthony Russo e Joe Russo.


Basicamente, tudo isto que acabaram de ler teve o intuito de chegar até aqui. Como já perceberam, Thanos andou durante imenso tempo a tentar conseguir reunir as seis pedras do Infinito. E neste filme finalmente consegue e nenhum dos super-heróis é capaz de o impedir. O seu grande objetivo é destruir metade da população e é isso mesmo que acontece: vemos, então, todos aqueles que não pertencem aos Vingadores originais (os do primeiro filme) a virarem pó… 


Homem-Formiga e a Vespa (2018), realizado por Peyton Reed.


Desta vez, o Homem-Formiga alia-se à Vespa, de modo a tentarem recuperar a mãe dela do reino quântico subatómico. O que este filme pretende mostrar é que talvez a única forma de derrotar Thanos é através do espaço quântico. Só que só percebemos isso no final do filme, que, cronologicamente, se passa antes de Infinity War, terminando precisamente no momento em que Thanos destrói metade da população - Vespa incluída!


Capitão Marvel (2019), realizado por Anna Boden e Ryan Fleck.


O último filme de origem que aqui temos e que inicialmente não era para fazer parte da MCU. Capitão Marvel é Carol Denvers, uma mulher que se tornou bastante poderosa depois de um acidente. O filme leva-nos para 1995, quando a Terra foi atingida por um conflito entre duas raças extraterrestres, os Kree e os Skrulls. É neste filme que ficamos, finalmente, a saber como Nick Fury perdeu o seu olho. E vemos também por onde andou o Tesseract...

E Capitão Marvel foi o último filme lançado antes de Vingadores: Endgame...


Se chegaram até aqui, parabéns, são uns verdadeiros Marvelites! Agora, já em véspera de estreia de Vingadores: Endgame, é impossível ainda conseguirem ver todos os filmes, mas ainda assim é útil deixar aqui a ordem cronológica da Infinity Saga (de acordo com os irmãos Russo):

  1. Capitão América: Primeiro Vingador
  2. Capitão Marvel
  3. Homem de Ferro
  4. Homem de Ferro 2
  5. O Incrível Hulk
  6. Thor
  7. Os Vingadores
  8. Homem de Ferro 3
  9. Thor: Mundo das Trevas;
  10. Capitão América: O Soldado do Inverno;
  11. Guardiões da Galáxia;
  12. Guardiões da Galáxia Vol.2;
  13. Vingadores: Era de Ultron;
  14. Homem-Formiga;
  15. Capitão América: Guerra Civil;
  16. Black Panther;
  17. Homem-Aranha: Regresso a Casa;
  18. Doutor Estranho;
  19. Thor: Ragnarok;
  20. Homem-Formiga e a Vespa;
  21. Vingadores: Infinity War;
  22. Vingadores: Endgame;
Esperemos que este artigo tenha sido útil. E assim chegamos ao fim de um ciclo! 💪
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

10 comentários:

  1. muito obrigado :D

    por acaso nunca vi :D

    NEW TIPS POST | EASY SPRING MAKEUP (5 PRODUCTS ONLY)!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. gosto muito de filmes da marvel eheh mas e qual é a ordem que TU achas que se deve ver os filmes? a ordem cronológica ou a ordem com que foram lançados?

    adorei o blog girl! tou a seguir! gostava muito que me seguisses tambem! beijinhos
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro a ordem pela qual foram lançados! Mas acho que depende de cada pessoa...

      Eliminar
  3. O artigo foi bastante útil. Parabéns por escreverem algo que vai servir a quantos queiram descobrir mais acerca da Marvel. Ansioso pelo 'Endgame'.

    ResponderEliminar
  4. Adoro e vi todos menos o Capitão Marvel (2019)! Estou ansiosa pela estreia deste filme. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. É um universo do qual estou desligada, mas achei este artigo bastante relevante e interessante, ao ponto de me deixar com vontade de ver os filmes :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar