terça-feira, 21 de maio de 2019

Sobre o Iberanime LX 2019

Este fim de semana houve Iberanime em Lisboa, pela primeira vez na nova casa, a FIL. Realizando-se desde 2010, este é um evento que celebra a cultura japonesa, tendo uma vertente mais tradicional, na qual somos apresentados às artes marciais, ao origami ou ao reiki, mas também uma vertente mais moderna, com karaoke, Para Para Dance, poses de Jojo, entre muitas outras coisas, sempre com muitos cosplayers, mangas e animes pelo meio. 


Durante vários anos, o Iberanime instalou-se na Altice Arena, tendo agora sido transferido para o quarteirão vizinho, acontecendo pela primeira vez na FIL, que prometia ser um espaço maior e com mais liberdade para circulação nos corredores. 

Ora, no sábado, chegámos ao evento por volta das 11:50h da manhã e demos de caras com uma fila que quase dava a volta aos pavilhões. As portas do evento tinham abertura prevista para as 10:00h e pensámos que à hora que íamos a entrada já estaria mais fluída. Errado: estivemos cerca de uma hora na fila. Pensámos que talvez estivessem a revistar as pessoas à entrada e que esse seria o motivo de tanta demora, mas depois percebemos que à entrada era apenas necessário mostrar o bilhete, pelo que o tamanho da fila dificilmente era justificável. 


Já dentro do evento, foi difícil ver as lojas ao início, pois os corredores estavam demasiado cheios, especialmente nas zonas onde havia comida, com filas enormes, talvez por terem sido dadas informações erradas - foi dito que apenas quem tinha passe de dois dias podia sair e entrar novamente no evento, sendo que quem só tinha bilhete diário não podia voltar a entrar depois de sair. Pensei que a mudança de espaço ia trazer também corredores maiores, mas a diferença foi pouca. 

Depois de termos saído do evento para ir almoçar, voltámos por volta das 16:00h e já estava tudo muito mais vazio, pelo que finalmente conseguimos ver melhor as bancas. O problema é que a essa hora já estavam algumas fechadas, o que não me parece muito positivo, tendo em conta que o evento é pago e apenas termina às 19:00h. 


No domingo apenas fomos durante a tarde, pois não sentimos necessidade de ir mais cedo. Novamente, entrámos por volta das 16:00h e já não estava lá muita gente. Decidimos, então, ir ver as lojas para fazer tempo antes do concerto de Hironobu Kageyama, o cantor japonês (conhecido especialmente pela sua interpretação de temas de Dragon Ball e One Punch Man) que era um dos convidados da edição deste ano. 

O concerto foi interessante e reuniu os visitantes em frente ao palco. Kageyama transmitiu imensa energia e foi capaz de alegrar os presentes. Depois foi a altura de irmos à sua sessão de autógrafos, onde pudemos falar com ele, sem termos de pagar mais por isso. 


Como já é habitual, o Iberanime terminou com a sessão de encerramento onde sobe ao palco a mascote do evento e o público faz o Para Para Dance, o Caramelldansen, entre outras danças ao ritmo das músicas alegres que são passadas. É uma maneira muito típica do Iberanime de encerrar o evento e é sempre engraçado de ser ver por ser tão animado. 

No geral, o evento estava bem organizado, mas lamento que não se tenha estendido por mais pavilhões da FIL, pois isso certamente faria a diferença e sempre compensava mais o preço dos bilhetes – que têm vindo a aumentar de ano para ano e é demasiado caro para a oferta existente no recinto e na programação.

Temos mais fotografias do evento disponíveis aqui. 😺
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

6 comentários:

  1. Tirando alguns aspetos, parece-me que foi um excelente momento :)

    ResponderEliminar
  2. Vou ao Iberanime desde a primeira edição e sinto que a mudança de espaço não acrescentou nada ao certame. O preço dos bilhetes não se justifica nada. Cada vez mais caro e sempre com menos oferta!

    ResponderEliminar
  3. Que legal esse evento, a proposta é muito boa. É uma pena esses probleminhas que deram, é sempre bom poder ter acesso a diversos conteúdos no mesmo lugar
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderEliminar