sexta-feira, 10 de maio de 2019

Uma ovação a Ennio Morricone

Na passada segunda-feira, a Altice Arena esteve bem composta – mas não cheia – para receber Ennio Morricone, o compositor de noventa anos que é uma autêntica lenda viva e que se começa a despedir dos palcos, nesta que será a sua última digressão. O célebre maestro italiano avançou em passos lentos para a sua cadeira, sentado na qual iria conduzir a sua orquestra, entregando grandes clássicos do cinema e da sua longa carreira. 


Um dos momentos mais altos da noite não tardou a chegar. “The Ecstasy Of Gold”, que faz parte da banda sonora de O Bom, o Mau e o Vilão (1966), foi apresentado pela voz da soprano Susanna Rigacci, que cantou e encantou. Pouco depois, mas já na segunda parte do concerto, foi a vez de Dulce Pontes, convidada especial, entrar em palco, para interpretar o tema “Abolição” do filme Queimada (1968) de Gillo Pontecorvo. No final, ambas regressaram para interpretar os mesmos temas, o que levou a um bis um pouco repetitivo quando não havia necessidade para tal – especialmente quando houve temas tão importantes que não foram tocados, como é o caso da banda sonora do filme Era Uma Vez na América. Felizmente, Cinema Paradiso (1988) não foi um dos esquecidos.

A nível de encenação, durante o espetáculo tivemos apenas alterações nas cores das luzes, variando entre o azul e o vermelho. Em cada lado do palco havia um ecrã, onde eram mostrados os músicos, mas as filmagens nem sempre capturavam aqueles que estavam a tocar. Para além disso, as captações eram complementadas com uma legenda que indicava que música (e a qual filme pertencia) estava a ser tocada. No entanto, a determinado momento parece que as legendas foram esquecidas, sendo que nem sempre houve essa informação. 


Claro que foi um prazer enorme ver o mestre ao vivo nesta que terá sido a última hipótese de o fazer. E obviamente é de nutrir um enorme respeito por aquele homem que a cada ovação, apesar do seu estado já um pouco frágil devido à idade, se levantava para agradecer ao público. No entanto, é de notar que o preço mais baixo dos bilhetes do concerto era de 45€, então seria normal ter havido um pouco mais de cuidado na sua apresentação.
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações. Vi na criação deste espaço o local ideal para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto.

6 comentários:

  1. obrigado, Joana :D

    pareceu-me bastante interessante. as tua opiniões são mega fundamentadas... keep going :D

    NEW WISHES POST | OH, HI WEEKEND WISHLIST!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido um momento mesmo especial *-*

    ResponderEliminar
  3. Pena esses problemas técnicos! Mas deve ter sido um bonito e único espectáculo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar