sexta-feira, 14 de junho de 2019

Últimos dias da Feira do Livro de Lisboa!

Sem planos para o fim de semana? A nossa sugestão é, principalmente para os lisboetas, aproveitar os dois últimos dias da Feira do Livro! A Feira realiza-se anualmente desde Maio de 1930, sendo esta a 89º edição, e tem vindo a evoluir, tanto no que toca a um aumento do tamanho, com mais expositores e editoras (este ano tem um total de 138!), mas também no seu lado mais sustentável, sendo que desta vez temos uma Feira do Livro mais amiga do ambiente, o que se começa por notar nos sacos dados aquando das compras, feitos de papel, invés dos diversos sacos de plástico das editoras. Este ano, começou no dia 29 de Maio e dura até ao próximo domingo, dia 16. Nesta publicação reunimos a melhor programação, tendo em conta os encontros com autores, livros do dia e outras atividades! 


SÁBADO, DIA 15 DE JUNHO

De manhã e tendo em conta que é fim de semana, a programação é mais familiar. Às 11h, as mascotes saem à rua e quem costuma ir à Feira do Livro sabe que estas são uma ótima animação; o Greg, de O Diário de um Banana, a Princesa Poppy, a Alice, o Simão, o Pequeno Leão, são personagens do imaginário infantil nas novas gerações que vão andar à solta pelo Parque Eduardo VII. À mesma hora, existem também vários ateliês e workshops dedicados aos mais pequenos, especialmente nos espaços da Leya e da BLX.

Já à tarde, os autores começam a chamar mais à atenção. Às 15h, no espaço 20|20 Editora, Nuno Caravela, o autor de O Bando das Cavernas, tem encontro marcado com os fãs dos seus livros. À mesma hora, no stand da Leya dá-se o encontro de fãs da Irmandade da Adaga Negra, de J.R.Ward, e também as sessões de autógrafos com António Lobo Antunes, António Mota, Miguel Real e José Jorge Letria. Às 15:30h, no espaço da Porto Editora, os autógrafos ficam a cargo de Luísa Ducla Soares e Richard Zimler. Ao longo da tarde, mais autores vão andar pela feira: Alice Vieira, Luís Sepúlveda, Fernanda Serrano, Joana Amaral Dias, João de Melo, José Milhazes, Helena Sacadura Cabral, Tiago da Bernarda, entre muitos outros e ligados a vários géneros de literatura! 

No que toca a livros do dia, a lista é longa e também apresenta estilos de leitura para todos os gostos. Os nossos destaques vão para A Contadora de Histórias de Jodi Picoult, Contos Completos dos Irmãos Grimm, Maus de Art Spiegelman, O Erro de Descartes de António Damásio e The Shining de Stephen King. 


DOMINGO, 16 DE JUNHO 

O dia começa com algo para além da própria Feira: uma visita orientada à Estufa Fria, às 11h, ideal para quem nunca visitou o espaço. A essa hora temos, novamente, as mascotes a aparecer pela Feira e também ateliês e jogos para animar as crianças.

Já durante a tarde, o destaque vai outra vez para a presença de vários autores: Miguel Esteves Cardoso, Nuno Caravela, Richard Zimler, Alice Vieira, João Tordo, Isabel Stilwell, Luís Sepúlveda, Rodrigo Guedes de Carvalho e a mascote do Geronimo Stilton, entre muitos mais! Às 16h, na Praça Laranja, haverá a apresentação do livro Mixórdia de Temáticas – Série Lobato com a presença de Ricardo Araújo Pereira. A longa programação estende-se até às 21h! 

As sugestões de livro do dia para domingo são 1984 de George Orwell, Bem-vindos a Joyland de Stephen King, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry e Os Filhos da Droga de Christian F.


ALGUMAS SUGESTÕES PARA APROVEITAR A FEIRA DO LIVRO AO MÁXIMO

- Ir à Feira do Livro com bom tempo (leia-se boas temperaturas) torna-se sempre cansativo, tendo em conta a localização do Parque e o calor que lá se faz sentir. Então, ainda que existam várias zonas de street food, com comida e bebidas frescas, recomendo que levem sempre uma garrafa de água, pois acreditem que vai ser útil. 

- Também devido ao calor, o melhor é evitarem levar os vossos companheiros patudos com vocês, ainda que exista uma zona para os cães beberem água. Lembrem-se: faz calor no Eduardo VII e se vocês saem de lá completamente suados, os cães ficam com as patas queimadas, pois o chão está quente! Para além disso, sendo fim de semana, a Feira costuma estar cheia de gente, pelo que o melhor é evitar levar os animais para o meio da confusão. 

- Precisamente por estar muita gente, recomendo que não parem no meio dos “corredores de circulação”; tentem não parar o trânsito! Se querem ver algum dos stands, aproximem-se, não fiquem parados no meio de toda a gente! 

- Normalmente os livros do dia estão assinalados em locais muito visíveis, mas algumas editoras apresentam também grandes oportunidades mais escondidas. É o caso da Devir, com caixas cheias de excelentes bandas-desenhadas e a preços muito acessíveis!  

- Para mais informações, podem consultar a programação e os livros do dia e também o mapa da feira, que será útil caso tenham apenas uma editora em concreto em mente.


 Aproveitem os últimos dias! Para o ano há mais Feira do Livro de Lisboa! 😄
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações. Vi na criação deste espaço o local ideal para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto.

16 comentários:

  1. Se estivesse por Lisboa, não perderia :)

    ResponderEliminar
  2. A Feira de Lisboa parece ser tão espetacular, um dia quero ir aí :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Omg i have been lisbon and its beautiful

    This fair looks stunning!!
    Jadieegosh   Instagram

    ResponderEliminar
  4. Um dos eventos que gostamos de marcar presença. Devia haver mais vezes ao ano!

    ResponderEliminar
  5. Para mim as feiras do livro são sempre uma perdição! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Há muitos anos que não vou à feira do livro. Nem me lembro quantos já são. Não sei porquê? Mas nunca me despertou muito interesse!!!

    Tenha uma boa noite Joana Grilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena! Uma boa noite para si também e uma boa semana!

      Eliminar
  7. Que legal essa feira do livro, no Brasil temos a bienal do livro, um ano é no rio de janeiro e no outro em são paulo. Eu adoro ♡
    www.blogsereiando.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso parece-me muito interessante! Esta é sempre em Lisboa, todos os anos! 😊

      Eliminar
  8. Nunca fui à feira do livro de lisboa, mas gostava muito de ir. A do Porto não se aproxima em nada, cada vez mais fraquinha.

    ResponderEliminar