sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Legolas, o que os teus olhos vêem?

É certo que os filmes da trilogia de O Senhor dos Anéis são quase tão complexos quanto os próprios livros em que foram inspirados. Com um total de cerca de onze horas de filme, se combinarmos as versões estendidas de cada um, é natural que muitos pequenos pormenores passem despercebidos, mesmo quando já vimos os filmes várias vezes, seja apenas por não notarmos ou por desconhecimento. Então, hoje trago aqui algumas curiosidades relacionadas com vários cameos existentes na trilogia. É caso para dizer: “Legolas, o que os teus olhos de elfo vêem?”. 


1. OS CAMEOS DE PETER JACKSON

O realizador Peter Jackson aparece nos três filmes com pequenos cameos. Quem conhece a sua figura será capaz de o identificar facilmente, até porque aparece sempre em destaque, no centro dos shots. No primeiro filme representa um homem da vila de Bree e, ainda que não esteja creditado, a sua personagem é Albert Dreary, que não existe na obra literária. No segundo filme, aparece em plena batalha a desempenhar um cavaleiro Rohirrim. Já no terceiro filme tem um final menos feliz pois é um dos mercenários dos navios negros e é morto por Legolas como uma flecha, antes de os navios serem atacados pelo exército dos mortos. 


2. OS CAMEOS DA FAMÍLIA DE PETER JACKSON

Existem duas crianças que se destacam logo no primeiro filme por terem as atenções focadas nelas durante a festa de Bilbo. Na verdade, Bilbo está a contar-lhes a história dos ogres que enfrentou durante a sua viagem inesperada. Já no segundo filme, estas duas crianças voltam a aparecer e, claro, no terceiro também. Então, será que não havia mais crianças para fazer de figurantes? Claro que a justificação não é essa! Estes dois são Billy e Katie Jackson, os filhos de Peter Jackson! 


3. HANNAH WOOD NO ABISMO DE ELMO

A presença de familiares em cameos não termina com os filhos de Jackson e num filme com tamanha dimensão não é de admirar que muitas presenças estejam relacionadas com os atores protagonistas ou com outros elementos da produção. Hannah Wood é a irmã de Elijah Wood, que interpreta o protagonista Frodo. Também ela aparece em grande destaque numa sequência no Abismo de Elmo, na qual as mulheres se refugiam enquanto se dá a batalha no exterior. 


4. O BISNETO DE TOLKIEN

Mais um cameo fruto de ligações familiares, mas desta vez ligado ao verdadeiro autor de O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien. Royd Tolkien é o bisneto do escritor e tem um momento de destaque no último filme, aparecendo como um dos soldados de Gondor. 


5. A FILHA DE SAMWISE GAMGEE

Elanor Gamgee, a filha de Samwise, aparece no final do terceiro filme. Curiosamente, é interpretada por Ali Astin, a filha de Sean Astin, que é quem interpreta Sam. Portanto, aqui temos pai e filha a interpretar pai e filha!


6. ALAN LEE E JOHN HOWE: DOIS DOS NOVE HOMENS

Alan Lee e John Howe são dois dos artistas responsáveis pelos cenários e conceitos dos filmes. No entanto, para além disso também aparecem logo no início do primeiro filme, enquanto se dá a narração sobre a história da Terra Média, sendo dois dos nove homens a quem foram entregues os anéis. Alan Lee também interpreta um dos soldados de Rohan durante a batalha do Abismo de Elmo.

SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações. Vi na criação deste espaço o local ideal para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto.

4 comentários:

  1. Um artigo curioso e excepcionalmente bem escrito, como sempre. Não sendo o meu tipo de filme, não coloco de parte e estarei atento a estas curiosidades. Normalmente, no inverno, nos fins de semana mais frios acabo por fazer tardes de "cinema" ou leitura.

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia frio de inverno é ideal para ver estes filmes, mas mesmo assim só recomendo se tiver mesmo interesse - especialmente por serem três e muito longos!

      Eliminar
  2. Embora esteja longe de conhecer todo este universo, gostei de descobrir estas curiosidades :)

    ResponderEliminar