A Festa do Cinema Francês está de regresso para a sua vigésima edição e traz consigo uma programação recheada de novidades. O evento pretende promover o que de melhor se tem feito no cinema francês e dá ao público a oportunidade de conhecer alguns dos realizadores dos filmes em estreia. Arranca já hoje com o filme Mon Inconnue em sessão de abertura às 21:00h no Cinema São Jorge (Lisboa), com a presença do realizador e da atriz Joséphine Japy.

As antestreias têm um grande lugar de destaque na programação, com uma seleção de vinte filmes, incluindo três que serão aqui exibidos antes de terem a sua estreia comercial em França – mesmo em primeira mão! São esses três: Fahim, de Pierre-François Martin-Laval - que conta a história verdadeira de um rapaz imigrante que se torna campeão nacional de xadrez em França -, Hors Normes, o novo filme de Nakache e Toledano com Vincent Cassel e Reda Khateb - que muda a nossa visão sobre o autismo e destaca a capacidade de dedicação sem discursos nem moral – e La Belle Époque, o último filme de Nicolas Bedos - que que procura reviver um primeiro amor. Alice e o Presidente, Branca como Neve, Comme des Garçons, Dans La Brume, O Imperador de Paris, 100% Camurça, Le Dindon, A Biblioteca dos Livros Rejeitados, Le Poulain, Os Camarões Brilhantes, Les Hirondelles de Kaboul, Lola et ses Frères, Maya, Meu Bebé, Amor à Segunda Vista, Na Praça Pública, Os Caloiros de Medicina, Tout nous Sépare e Tueurs serão os outros filmes em antestreia.
A lista de convidados já vai longa, contando com vinte e cinco presenças confirmadas, dentro das quais temos nomes como Mia Hansen-Løve (realizadora do belíssimo filme Maya, sobre o qual falaremos brevemente), Agnès Jaoui (Na Praça Pública), Nicolas Pariser (Alice e o Presidente), entre outros tantos realizadores e também atores, como Finnegan Oldfield, Joséphine Japy e Nicolas Gob.

Mas não só de antestreias se faz a Festa do Cinema Francês. Existem também momentos reservados para recordar. Este ano homenageia-se Agnés Varda, em gesto de despedida mas de modo a lembrar a sua carreira, e será apresentada uma seleção dos seus filmes e também o seu mais recentes Varda par Agnés.
As sessões de retrospetiva pretendem trazer dez filmes que marcaram a história dos últimos vinte anos. Entre les Murs de Laurent Cantet, Grand Central de Rebecca Zlotowski e Sade de Benoit Jacquot serão alguns dos apresentados. Também haverá uma retrospetiva dedicada a Jean-Louis Trintignant, que é uma das presenças confirmadas.

Com organização por parte da Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Serena Productions e em parceria com a rede das Alliances Françaises, a Cinemateca Portuguesa e a UniFrance Films, a festa fica garantida de norte a sul do país, com sessões em Lisboa, Almada, Setúbal, Coimbra, Porto, Leiria, Beja e Portimão.
Aqui segue a lista dos dias em que decorrerá a Festa do Cinema Francês e os respetivos locais:
- Lisboa - de 3 a 13 de Outubro no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa;
- Setúbal - de 4 a 7 de Outubro no Cinema Charlot;
- Almada - de 9 a 13 de Outubro no Auditório Fernando Lopes-Graça;
- Coimbra - de 15 a 19 de Outubro no Teatro Académico de Gil Vicente;
- Porto - de 22 a 27 de Outubro no Teatro Rivoli;
- Leiria - de 30 de Outubro a 3 de Novembro no Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco;
- Portimão - de 5 a 7 de Novembro no Algarcine;
- Beja - de 5 a 8 de Novembro l Pax Julia no Teatro Municipal;

A programação completa pode ser consultada em festadocinemafrances.com!
Para quem puder, é uma excelente oportunidade :)
ResponderEliminarSem dúvida!
EliminarParece ser bom demais! ;)
ResponderEliminarO Planeta Alternativo
Eu vou tentar ir a algumas sessões este ano!
EliminarGostei muito desta sua postagem, “Chegou a 20ª edição da Festa do Cinema Francês!”. Esta Festa do Cinema é mesmo muito importante, de onde são premiados os melhores filmes. Infelizmente não foram muitos os filmes brasileiros premiados aí. Parabéns, Joana!
ResponderEliminarUm abraço.
Pedro
Uma boa semana, caro Pedro!
EliminarCinema francês... é bom, sim, mas tenho de aprender a gostar mais.
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana
danielasilvaoficial.blogspot.com
São gostos!
EliminarOi Joanna, eu adoro o cinema francês. Aqui no Brasil temos o festival Varilux de cinema Francês que é maravilhoso. Eu fico louca para assistir a todos. Esse ano eu assisti "Meu Bebe" e até fiz post no blog e Amor à Segunda Vista no festival.
ResponderEliminarBeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Vou passar pelo blogue para ler o post sobre o "Meu Bebé"! 😊
EliminarNão sabia que esta Festa do Cinema acontecia em várias partes do país, é sempre bom saber! :)
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Penso que este ano ainda alargou mais o mapa!
Eliminar