quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Chegou a 20ª edição da Festa do Cinema Francês!

A Festa do Cinema Francês está de regresso para a sua vigésima edição e traz consigo uma programação recheada de novidades. O evento pretende promover o que de melhor se tem feito no cinema francês e dá ao público a oportunidade de conhecer alguns dos realizadores dos filmes em estreia. Arranca já hoje com o filme Mon Inconnue em sessão de abertura às 21:00h no Cinema São Jorge (Lisboa), com a presença do realizador e da atriz Joséphine Japy.


As antestreias têm um grande lugar de destaque na programação, com uma seleção de vinte filmes, incluindo três que serão aqui exibidos antes de terem a sua estreia comercial em França – mesmo em primeira mão! São esses três: Fahim, de Pierre-François Martin-Laval - que conta a história verdadeira de um rapaz imigrante que se torna campeão nacional de xadrez em França -, Hors Normes, o novo filme de Nakache e Toledano com Vincent Cassel e Reda Khateb - que muda a nossa visão sobre o autismo e destaca a capacidade de dedicação sem discursos nem moral – e La Belle Époque, o último filme de Nicolas Bedos - que que procura reviver um primeiro amor. Alice e o Presidente, Branca como Neve, Comme des Garçons, Dans La Brume, O Imperador de Paris, 100% Camurça, Le Dindon, A Biblioteca dos Livros Rejeitados, Le Poulain, Os Camarões Brilhantes, Les Hirondelles de Kaboul, Lola et ses Frères, Maya, Meu Bebé, Amor à Segunda Vista, Na Praça Pública, Os Caloiros de Medicina, Tout nous Sépare e Tueurs serão os outros filmes em antestreia. 

A lista de convidados já vai longa, contando com vinte e cinco presenças confirmadas, dentro das quais temos nomes como Mia Hansen-Løve (realizadora do belíssimo filme Maya, sobre o qual falaremos brevemente), Agnès Jaoui (Na Praça Pública), Nicolas Pariser (Alice e o Presidente), entre outros tantos realizadores e também atores, como Finnegan Oldfield, Joséphine Japy e Nicolas Gob. 


Mas não só de antestreias se faz a Festa do Cinema Francês. Existem também momentos reservados para recordar. Este ano homenageia-se Agnés Varda, em gesto de despedida mas de modo a lembrar a sua carreira, e será apresentada uma seleção dos seus filmes e também o seu mais recentes Varda par Agnés

As sessões de retrospetiva pretendem trazer dez filmes que marcaram a história dos últimos vinte anos. Entre les Murs de Laurent Cantet, Grand Central de Rebecca Zlotowski e Sade de Benoit Jacquot serão alguns dos apresentados. Também haverá uma retrospetiva dedicada a Jean-Louis Trintignant, que é uma das presenças confirmadas. 


Com organização por parte da Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Serena Productions e em parceria com a rede das Alliances Françaises, a Cinemateca Portuguesa e a UniFrance Films, a festa fica garantida de norte a sul do país, com sessões em Lisboa, Almada, Setúbal, Coimbra, Porto, Leiria, Beja e Portimão. 

Aqui segue a lista dos dias em que decorrerá a Festa do Cinema Francês e os respetivos locais: 
  • Lisboa - de 3 a 13 de Outubro no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa;
  • Setúbal - de 4 a 7 de Outubro no Cinema Charlot;
  • Almada - de 9 a 13 de Outubro no Auditório Fernando Lopes-Graça;
  • Coimbra - de 15 a 19 de Outubro no Teatro Académico de Gil Vicente; 
  • Porto - de 22 a 27 de Outubro no Teatro Rivoli;
  • Leiria - de 30 de Outubro a 3 de Novembro no Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco;
  • Portimão - de 5 a 7 de Novembro no Algarcine;
  • Beja - de 5 a 8 de Novembro l Pax Julia no Teatro Municipal;

A programação completa pode ser consultada em festadocinemafrances.com!
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

12 comentários:

  1. Para quem puder, é uma excelente oportunidade :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta sua postagem, “Chegou a 20ª edição da Festa do Cinema Francês!”. Esta Festa do Cinema é mesmo muito importante, de onde são premiados os melhores filmes. Infelizmente não foram muitos os filmes brasileiros premiados aí. Parabéns, Joana!
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Cinema francês... é bom, sim, mas tenho de aprender a gostar mais.

    Beijinho e bom fim de semana
    danielasilvaoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Oi Joanna, eu adoro o cinema francês. Aqui no Brasil temos o festival Varilux de cinema Francês que é maravilhoso. Eu fico louca para assistir a todos. Esse ano eu assisti "Meu Bebe" e até fiz post no blog e Amor à Segunda Vista no festival.
    Beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou passar pelo blogue para ler o post sobre o "Meu Bebé"! 😊

      Eliminar
  5. Não sabia que esta Festa do Cinema acontecia em várias partes do país, é sempre bom saber! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar