quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Fomos visitar a (nova) loja ToyJapan!

Não é o vizinho Totoro, mas quem mora perto de Sintra, mais precisamente na zona das Mercês, tem agora uma loja repleta de produtos relacionados com a cultura geek que resulta numa vizinhança perfeita! A ToyJapan é um espaço de cultura Pop, especialmente japonesa, onde podemos encontrar desde figuras de coleção, a mangás e, sem esquecer, snacks, como o tão famoso Pocky, incluindo até o sabor de matcha! Ora, a loja mudou-se há pouco tempo para a sua nova residência e, por isso, decidimos visitá-la e descobrir tudo o que tem para oferecer. 


Diogo Ferreira é o gerente da ToyJapan. Como estávamos curiosos, questionámo-lo acerca do que o motivou a abrir este espaço. Contou-nos que “em primeiro lugar, foi porque gostava mesmo [desta cultura] e na altura até estava desempregado e não conseguia trabalho”. Tudo começou como uma brincadeira, “a comprar e a revender peluches da Disney e depois passou a comprar de fora figuras do Sonic e do Super Mario e assim comecei, até que vi que a coisa começou a andar, comecei a ganhar clientes e montei o meu negócio online”. 


Antes de se mudar para aqui, a ToyJapan localizava-se em plena Rinchoa. Nós aqui na Companhia Cinéfila chegámos a visitar a loja várias vezes, mas vamos ser sinceros: chegar lá não era fácil, pois o caminho era íngreme – e em dias de calor a tarefa tornava-se ainda mais complicada! Este foi um dos aspetos que levaram à mudança de espaço. “Eu moro aqui já há vinte anos, na zona de Sintra”, disse-nos Diogo, “e decidi mudar porque a nossa primeira loja era muito pequena e ficava longe da estação de comboios. Eu sei que há muitos clientes que vêm de transportes, então procurei uma que fosse perto da estação. E encontrei esta, que também é muito maior, talvez quatro vezes maior. Conseguimos colocar mais coisas à vista e também torná-la esteticamente mais bonita. Dá para ter algumas estátuas à mostra e mais figuras. Assim o cliente vê como são as coisas fora da caixa e sempre dá outro aspeto”. Nota-se bem que existe um forte investimento no cliente, pois não só somos recebidos com muita simpatia como até existe um sofá na loja onde podemos ficar sentados por um bocado, nem que seja para refletir acerca do que queremos comprar – e preparem-se, porque a loja tem realmente muita coisa para oferecer! 


Entre Funko Pops, a figuras mais robustas e com uma maior atenção ao detalhe, dos mangás a tapetes para colocar à porta de casa, até t-shirts… O que não falta é diversidade. Mas quisemos saber: caso o Diogo só pudesse escolher um único artigo para levar para a sua coleção pessoal, qual seria? “Isso é muito difícil, visto que eu sou uma pessoa indecisa e gosto de muita coisa… Mas, vá… Talvez este Pikachu, que chegou hoje e estou a achá-lo super fofo. Estou encantado com esta estátua”. Podemos, sem dúvida alguma, acrescentar que o tal Pikachu é fabuloso e foi, talvez, uma das primeiras coisas a saltar-nos à vista assim que entrámos na loja. Até porque estava excelentemente posicionado no balcão, com outros produtos ligados a Pokémon, que farão a delícia de qualquer fã.


Uma pessoa que abre uma loja destas tem de ter bom gosto no que toca a dar algumas recomendações, não é verdade? Nota-se que o Diogo é alguém que gosta muito de animes, então pedimos-lhe duas recomendações! Deu-nos duas sugestões, admitindo que era difícil escolher por que gosta muito de animes. “O primeiro pode ser Os Cavaleiros do Zodíaco, que eu sou muito fã. E o segundo é um anime recente, mas pelo qual me apaixonei, que é Re: Zero. É muito bom e recomendo que todos vejam”. 


Então, e para além de animes, Diogo? “Sou muito fã de videojogos. Gosto de Final Fantasy, de Sonic… Gosto muito da Nintendo. Aliás, eu cresci com a Nintendo. E, no que toca a filmes, gosto muito dos do Homem-Aranha, já desde novinho… Eu fui assistir aos filmes do Tobey Maguire umas duas ou três vezes no cinema, o mesmo filme… Acho que até vi quatro vezes o terceiro!”. 


Melhor do que ler esta entrevista, é visitar o próprio espaço! Com sorte serão recebidos também pela Sakura, a simpática cadela Golden Retriever, cuja presença é só mais um motivo para ficarmos a gostar de ir à ToyJapan! Mas não se esqueçam, levem a carteira recheada, pois existem muitas tentações. Se, por acaso, não morarem perto de Sintra, não há problema! Pois a ToyJapan também tem um site, onde no geral até existem muito boas promoções! 


Informações úteis:
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

14 comentários:

  1. Os peluches com o chapéu rosa, são o máximo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de lá ir um dia destes...

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que eu moro perto da Toyjapn :)

    ResponderEliminar
  4. Tem coisas muito interessantes, pena ser longe.

    Beijinhos e bom fim dr semana
    danielasilvaoficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Já fui a Toyjapan, e já comprei muitas coisas, adoro a cultura Japonesa.

    Um grande abraço para todos vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber! Obrigada pela visita, Ricardo. Bom fim de semana! 😝

      Eliminar