terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Sugestões de filmes para o Natal

Em véspera de Natal, decidimos trazer para aqui cinco sugestões de filmes para aquelas pessoas que depois do jantar de consoada gostam de juntar a família em frente à televisão, mas que querem escapar à oferta dos canais. Estes são cinco filmes muito distintos que nos marcaram e que gostamos de rever na época natalícia. Esperemos que gostem das nossas sugestões!


1. The Polar Express (2004) - Para mim, este é dos filmes de Natal mais belos. É daqueles que nos fazem acreditar na magia da época e na bondade das pessoas. Há anos que faz parte da minha lista de favoritos.

Sinopse: Na véspera de Natal, um rapaz que já não acredita no Pai Natal está acordado e espera por algo que traga de volta a sua crença no velhote de barbas brancas. De repente, ouve um barulho fora de casa e vê um comboio gigante com destino ao Pólo Norte. O "pica" convida-o para entrar e o rapaz decide, então, seguir nesta grande aventura.


2. Gremlins (1984) - Um verdadeiro clássico! O momento do Gizmo com o pequeno chapéu de Pai Natal só por si já é um mimo!

Sinopse: Rand Peltzer é um "inventor" que, ao tentar dar um presente único ao seu filho, Billy Peltzer, compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente carinhoso. Mas o dono não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades, mas lá acaba por o fazer, dando algumas regras essenciais: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca alimentá-lo depois da meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle, uma cliente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald, que quer usar a sua posição para conquistar Kate Beringer, a namorada de Billy. Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai multiplica-se assustadoramente e, quando as novas criaturas são alimentadas depois da meia noite tornam-se em seres maléficos.


3. As Crónicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2009) - Este não é um filme de Natal, mas a determinado momento apresenta elementos que fizeram com que para sempre eu o associasse a esta altura. Para quem nunca viu, parece-me que é uma excelente sugestão para ver em família, pois certamente encantará miúdos e graúdos.

Sinopse: Lucy, Susan, Edmund e Peter são quatro irmãos que vivem em Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial. Para escapar aos bombardeamentos, são enviados para uma propriedade rural de um professor misterioso. Como não há nada para fazer, certo dia decidem jogar às escondidas e descobrem um guarda-roupa, que leva quem o atravessa ao mundo fantástico de Nárnia, que é habitado por seres diferentes, como centauros, faunos e gigantes, que já foi pacífico mas atualmente vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis, que fez com que o local sempre estivesse num pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar as criaturas do domínio de Jadis.


4. Bad Santa – O Anti Pai Natal (2003) - Para quem é fã de comédias, este é um bom filme. Quase uma espécie de Grinch!

Sinopse: O vigarista Willie ganha a vida disfarçado de Pai Natal para assaltar lojas em pleno Natal, mas desta vez ele e o seu parceiro - um anão que se disfarça de elfo - encontram um menino que vai mostrar-lhes o verdadeiro espírito natalício.


5. It’s a Wonderful Life - Do Céu Caiu uma Estrela (1946) - Mais um clássico, capaz de nos levar a viver o Natal de outros tempos. Este é um obrigatório da época!

Sinopse: Clarence é um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar um homem muito valioso, que, porém, vive desiludido. George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por Clarence, que lhe mostra como ele é importante na vida de muitas pessoas.

A Companhia Cinéfila deseja a todos um maravilhoso Natal! 🎄
SOBRE A AUTORA

Estudante de Cultura e Comunicação, com uma grande admiração pela sétima arte. Vejo filmes desde criança e sempre tive um gosto especial pelas animações e grandes clássicos. A criação deste espaço foi a solução para ligar este meu interesse à escrita, da qual também tanto gosto!

4 comentários: