quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

As marionetas de Tim Burton chegaram a Lisboa!

Inicia-se amanhã mais uma parceria entre a MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa e o Museu da Marioneta. Como tem sido habitual nos últimos anos, o Museu recebe novamente uma exposição de marionetas, desta vez ligadas ao universo de Tim Burton. Hoje damos-vos a conhecer tudo em primeira mão!


“Tim Burton - As Marionetas de Animação” traz uma alargada coleção de marionetas, produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, e esboços dos filmes Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012). São mais de vinte figuras em exposição: algumas são as que foram usadas nos filmes, outras são propostas que foram apresentadas pelos estúdios a Tim Burton para aprovação. Para além de marionetas completas, é possível ainda ver como foram criadas e como funcionam. Num dos expositores é revelada a componente técnica do rosto de Victoria, do filme A Noiva Cadáver, pronta para ser observada com uma lupa ao mais ínfimo detalhe; noutra vitrine temos a criação de um corvo, também com o seu “esqueleto” e uma coleção enorme de patas que foram usadas para lhe dar movimento. 

Nas duas paredes centrais estão expostos dois cenários: um de Frankenweenie, logo na entrada, e outro de A Noiva Cadáver. Aqui sentimos que as personagens estão em casa! No resto da exposição, as marionetas tornam-se no centro das atenções, posicionadas individualmente e espaçadamente em várias vitrines. Ao redor, nas paredes, estão vários quadros que são esboços, alguns originais e outros impressos. É interessante observá-los e refletir no modo como, mais tarde, foram transformados em personagens e sequências de stop-motion, à medida que também se aprende como funcionam os movimentos das figuras. 

Na sala da exposição, onde antigamente foi uma capela, sente-se um ambiente tipicamente Tim Burton, até porque é tudo a meia-luz, com um foco maior nas personagens e quadros. Não é o melhor cenário para tirar fotografias, mas é inevitável sentirmos que estamos no universo do realizador. 

As personagens de Tim Burton estarão no Museu da Marioneta entre os dias 6 de Fevereiro e 19 de Abril, numa iniciativa com a MONSTRA, que se realiza de 18 a 29 de Março. O custo de entrada é de 2€ por pessoa. Seguem agora algumas fotografias da exposição.














QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante que lê livros, vê filmes e coleciona figuras e outras tralhas. Tenho um grande gosto pelos grandes clássicos e pelas animações. Na minha lista de longa-metragens favoritas estão E Tudo o Vento Levou (1939), Cinema Paradiso (1988), Forrest Gump (1994) e La La Land (2016).

2 comentários: