quinta-feira, 7 de maio de 2020

A MONSTRA reinventa-se e instala-se nas nossas casas

Depois do adiamento do festival devido à situação de pandemia que estamos a viver, a MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa reinventa-se e chega às nossas casas através do formato MONSTRA EM CASA, com a exibição de filmes em competição online, entre os dias 25 e 31 de Maio. Vão ser exibidos mais de cem filmes (participantes das categorias de Curtas, Curtíssimas, Estudantes e da Competição Portuguesa) em doze sessões e vão também realizar-se masterclasses, como é costume!


Em comunicado à imprensa, Fernando Galrito, diretor artístico do festival, afirma que a MONSTRA EM CASA “é uma partilha, um encontro, um festival de cinema de animação que decorre na casa de todos. É uma outra forma de comemorarmos os nossos vinte anos e de levarmos a todos os mais recentes e os melhores filmes de animação do Mundo. Esta é a primeira parte de um festival que pretendemos que possa decorrer nas salas de cinema no final de Setembro, onde, para além de todas as retrospectivas apresentaremos a competição de longas-metragens”. 

As categorias seguem o programa que anteriormente já tinha sido anunciado. No caso da Competição Portuguesa SPA Vasgo Granja há uma selecção dos melhores filmes profissionais e de estudantes portugueses realizados no último ano e meio. Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias, realizado por Regina Pessoa, que já brilhou no estrangeiro ao ganhar um Annie Award na categoria de “Best Short Subject” e que foi falado para os Óscares, é um dos destaques de uma programação rica, onde se encontram também O Rapaz Roxo de Alexandre Siqueira (também nomeado a um Annie Award), A Mãe de Sangue de Vier Nev, O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto de Bruno Caetano, Assim Mas Sem Ser Assim de Pedro Brito, Maré de Joana Rosa Bragança, Nestor de João Gonzalez, To You on The Eve of Isolation de Óscar Ferreira, Ode à Infância de João Monteiro e Luís Vital, Ødelagt de Eduarda Duarte, Catarse de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes, Half Love de Inês A. Rodrigues e Cruelty Free de Tiago Xavier e Cristiane Reis. 

Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias de Regina Pessoa

Por sua vez, na Competição de Curtas, a organização destaca Sonhos Ilustrados de Koji Yamamura, um dos grandes autores do cinema de animação mundial, que em 2003 foi nomeado para um Óscar com o filme Mt. Head; Memorable de Bruno Collet, que arrecadou dezenas de prémios e também foi nomeado para os Óscares e César; Muedra de Cesar Diaz Melendez, realizador que já trabalhou com Tim Burton; e Last Supper de Piotr Dumala, um autor com longa carreira na animação. 

Na Competição de Estudantes destaca-se Daughter, da realizadora Daria Kashcheeva, que foi premiado em vários festivais e recebeu o Cristal para Melhor Filme de Estudante em Annecy e o Prémio de Estudante nos Óscares da Academia. Gravedad de Matisse Gonzalez e Toufik Abdedaim, Animals de Tue Sanggaard e Men in a Hurry de Thibault Llonch são outros dos filmes que vão passar por esta competição. 

Sonhos Ilustrados de Koji Yamamura

As novidades passam ainda por seis masterclasses com grandes mestres da animação mundial. O realizador alemão Raimund Krumme vai falar sobre “O desenho e o espaço no cinema de animação”; Christophe Herald, compositor francês de bandas sonoras premiadas, falará sobre o seu trabalho no último filme de Jean François Laguionie, Le Voyage du Prince; Arnaldo Galvão fala sobre os cem anos da animação brasileira; Eduard Puertas Anfruns vai dar uma masterclass intitulada “O stop motion fácil”; Burak Sahin apresenta “A Animação como uma forma de pensar e educar”; por fim, o norte-americano Ed Hooks vai falar sobre o acting na animação

Então, e a Monstrinha, a programação da MONSTRA dedicada aos mais pequenos? A Monstrinha vai passar pela RTP2 nos dias 30 e 31 de Maio, das 8h às 13h, com filmes para os mais novos: alguns são os que iam ser exibidos nesta edição do festival, outros serão de edições anteriores. 

Daughter de Daria Kashcheeva

A MONSTRA chega assim às nossas casas, com um programa rico para celebrar os seus vinte anos e o melhor da animação mundial. A organização promete mais novidades em breve, relacionados com a edição nos cinemas e as sessões que ainda estão prometidas para decorrer no Cinema São Jorge em Setembro, se a situação melhorar e assim o permitir. Até lá, a animação continua!
QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante que lê livros, vê filmes, escreve cartas e coleciona figuras e outras tralhas! No que toca à Sétima Arte, desde criança que fico encantada com as animações, mas os grandes clássicos também me conquistaram o coração. Forrest Gump, O Resgate do Soldado Ryan e Cinema Paraíso são alguns dos meus favoritos. E é impossível esquecer a trilogia de O Senhor dos Anéis!

Sem comentários:

Publicar um comentário