sexta-feira, 15 de maio de 2020

"Plane Crazy" (1928) e a origem de Mickey Mouse

Quando se fala na primeira aparição de Mickey Mouse, geralmente pensamos em Steamboat Willie (1928). No entanto, e se eu vos disser que, pelos factos, andamos a viver enganados? Pois, é verdade! Ao contrário do que muita gente pensa, Steamboat Willie não foi a estreia do rato mais famoso do mundo, pois anteriormente – com uma diferença de apenas seis meses – este já tinha tido o seu lançamento com a curta-metragem Plane Crazy (1928), na qual também Minnie Mouse tem um papel protagonista. E hoje é sobre isso mesmo que falamos, pois esta curta-metragem foi lançada neste dia, 15 de Maio, mas em 1928, num cinema em Hollywood, apenas para ser esquecida durante os meses seguintes...


Produzido quase em segredo, pois Walt Disney ainda estava a cumprir um contrato com a Universal pelo seu Oswald, o Coelho Sortudo (considerado uma versão anterior do próprio Mickey, como até pela aparência é notável), esta curta apresenta um Mickey Mouse muito distinto daquele que conhecemos. Talvez também por aí se deva o erro de considerar Steamboat Willie como o seu lançamento, pois, na verdade, só esse apresenta a versão de Mickey que prevalece até aos dias de hoje – um rato engraçado, mas querido, que raramente faz algo de errado. 

Aqui temos uma história que recorre a elementos que, atualmente, talvez não fossem tão bem aceites, ainda que o tom cómico ainda resulte. Por exemplo, vemos Mickey a tirar a cauda a um pavão para meter o seu avião a funcionar, ou temos um plano deste a embater nas tetas de uma vaca (que acredita-se ser um plano inicial da Clarabela). 

O enredo é muito simples. Mickey tenta construir um avião com a ajuda de outros animais, mas este parece estar constantemente a ser destruído ou a avariar-se. Só depois de algumas tentativas é que consegue pô-lo a voar e nesse momento convida Minnie para viajar consigo, entre manobras arriscadas e quedas aparatosas. 

Infelizmente, este Plane Crazy, realizado pelo próprio Walt Disney e por Ub Iwerks (encarregue da animação), não foi propriamente bem recebido e, para piorar, não conseguiu convencer nenhum distribuidor. Só mais tarde nesse ano é que Steamboat Willie, lançado a 18 de Novembro (que passou a ser também considerado o dia do aniversário de Mickey Mouse), trouxe o início do sucesso. 

Plane Crazy, inicialmente um filme mudo quando teve a sua estreia a 15 de Maio de 1928, voltou a ser lançado no ano seguinte já com som, nesta versão que podem ver abaixo. Também por este motivo, considera-se que esta não é a primeira curta-metragem de Mickey, mas sim a quarta, a contar depois de Steamboat Willie, The Gallopin' Gaucho e The Barn Dance (1928).

QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante que lê livros, vê filmes, escreve cartas e coleciona figuras e outras tralhas! No que toca à Sétima Arte, desde criança que fico encantada com as animações, mas os grandes clássicos também me conquistaram o coração. Forrest Gump, O Resgate do Soldado Ryan e Cinema Paraíso são alguns dos meus favoritos. E é impossível esquecer a trilogia de O Senhor dos Anéis!

Sem comentários:

Publicar um comentário