quinta-feira, 25 de junho de 2020

Abertas as inscrições para o 16º Curso Geral de Cinema!

É com algum carinho – pois um dos membros da Companhia Cinéfila é um ex-aluno – que informamos que estão abertas as inscrições para o 16º Curso Geral de Cinema, que irá decorrer entre os dias 7 de Outubro de 2020 e 30 de Junho de 2021, organizado pelo Cine-Reactor 24i! Este é um curso que leva o Cinema ao alcance de todos e onde cineastas amadores podem aprender a fazer filmes ou a melhorar os que já fazem. Ou seja, é ideal para quem sempre quis estudar Cinema mas ainda não tinha tido essa oportunidade e também para quem quer começar a estudar cinema e trabalhar em audiovisual!

Produção de A Mordaça (2018) no 13º Curso Geral de Cinema.

“É um curso com dezasseis anos de história e com um programa vasto assente numa estrutura de módulos nucleares onde se aprende o essencial do Cinema e de módulos opcionais onde os alunos podem aprofundar conhecimentos relativamente a determinadas áreas do cinema”, contou-nos Marco Laureano, realizador, criador e professor deste curso.

Desde 2005, o Curso Geral de Cinema promove a Sétima Arte com aulas lecionadas por professores com experiência no Cinema português, que proporcionam o ensino da teoria e da prática através do estudo da História e das diferentes técnicas e da aplicação na produção de curtas-metragens totalmente desenvolvidas pelos alunos. Este ano, ao já experiente núcleo de formadores, junta-se Manuel Mozos, realizador português aclamado por vários dos seus filmes, mais recentemente com Ramiro, em 2018. 

Margarida Neves foi aluna da mais recente edição e afirmou-nos que o Curso Geral de Cinema teve o poder de impulsionar os seus conhecimentos. “O Cinema sempre me fascinou. Desde cedo me questionava como seria o processo de criar algo tão mágico”, disse-nos, “afirmava que gostaria de seguir estudos relacionados com a Sétima Arte, porém não o fiz. Apesar de ter tido a sorte de ter cadeiras de Cinema [na faculdade], ficou sempre presente aquele «e se tivesse seguido». Terminada a licenciatura, deparei-me com a dúvida: que iria fazer agora? Descobri o Curso Geral de Cinema por sorte, ao ler um panfleto. Suscitou um interesse instantâneo. Demorei a enviar a minha inscrição, pois sentia receio de não ser capaz de me aventurar por um mundo que, apesar de cativante, pouco sabia dele. E não me arrependo. O curso permitiu-me alargar os horizontes e conhecer todo um novo leque de obras de vários cantos do mundo, desde os primórdios franceses aos longínquos japoneses, dos conhecidos (ou não) americanos aos neorrealistas italianos. Explorei os variadíssimos géneros cinematográficos e os realizadores de renome. Aprendi técnicas de luz e som, a analisar imagens e planos, compreender o argumento de um filme. Para alguém que sempre desejou a possibilidade de estar um pouco mais perto do Cinema, posso afirmar que tenho muito a agradecer a este curso e aos que dele fazem parte”.

Rui Caetano foi aluno da 13ª edição e também só tem coisas boas a acrescentar. “O Curso Geral de Cinema foi uma experiência única. Sempre adorei Cinema e o curso deu-me a oportunidade não só de apreender mais sobre Cinema no seu aspeto técnico e teórico como também a pôr esses conhecimentos em prática nas curtas de final de curso”, acrescentou ainda que tem memórias que nunca irá esquecer e que aconselha toda a gente que tem algum interesse por Cinema a experimentar.

No final do curso, os alunos podem ainda passar a integrar as equipas técnicas dos filmes do Cine-Reactor 24i, constituídas apenas por antigos alunos do curso e apresentar os seus projetos pessoais que podem vir a ser produzidos.


Para mais informações, podem visitar o site www.cursogeraldecinema.com e www.cine-reactor24i.com ou usar os seguintes contactos:
SOBRE A AUTORA

Um grilo falante que lê livros, vê filmes e coleciona figuras e outras tralhas. Tenho um grande gosto pelos grandes clássicos e pelas animações. Na minha lista de longa-metragens favoritas estão E Tudo o Vento Levou (1939), Cinema Paradiso (988), Forrest Gump (1994) e La La Land (2016).

Sem comentários:

Publicar um comentário