quinta-feira, 9 de julho de 2020

Sugestões de filmes com Tom Hanks, para celebrar o seu 64º aniversário!

Hoje celebramos o aniversário de um dos atores mais acarinhados do Cinema: Tom Hanks, que faz 64 anos! Vamos admitir: Tom Hanks é uma daquelas celebridades de que todos gostamos! E ver um filme com ele no elenco dá-nos sempre uma certa sensação de conforto, não é verdade? Tendo em conta que já escrevemos tantas vezes sobre ele e as suas personagens aqui no blogue, para marcar o seu aniversário escolhemos não optar por falar apenas de um filme, mas sim reunir uma lista de cinco clássicos da sua carreira! São filmes totalmente obrigatórios! 😉


O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998), realizado por Steven Spielberg
Um dos filmes melhor classificados de sempre no IMDb (neste momento encontra-se em 26º lugar na lista disponibilizada pelo site, com uma classificação de 8.6/10) e uma das muitas obra-primas de Steven Spielberg. Este é um retrato cru da II Guerra Mundial que nos leva para o meio das praias da Normandia e das vilas que se transformaram em autênticos banhos de sangue. Tom Hanks aparece-nos aqui como um dos homens a quem é entregue a missão de encontrar o Soldado Ryan (interpretado por Matt Damon), de modo a impedir o aumento do sofrimento de uma mãe que já tinha perdido outro filho. Este é um filme onde há pouco tempo a perder, mas onde não se larga a capacidade de apreciar o que é simples, nem que isso seja uma música de Édith Piaf. 


FORREST GUMP (1994), realizado por Robert Zemeckis
“Run, Forrest, run!”. Forrest Gump é capaz de ser a personagem a que mais rapidamente associamos Tom Hanks, com aquela sua maneira estranha de correr e um tom sério quase incompreensivo. O filme traz-nos momentos simplesmente inesquecíveis, como o da corrida e o da caixinha de chocolates. Hanks brilha neste papel de um jovem de Q.I. baixo, mas de grande coração. Ao seu lado, também uma muito jovem Robin Wright brilha, no papel de Jenny, a amada de Forrest, que é uma personagem capaz de despertar opiniões muito opostas...


BIG (1988), realizado por Penny Marshall
Uma comédia maravilhosa que acompanha dois rapazes que pedem um desejo a uma máquina. Um deles diz que quer ser “grande”, referindo-se à sua altura, mas como o seu desejo é mal interpretado acaba por ver a sua aparência a assumir a de um homem mais velho. Tom Hanks desempenha, então, uma criança, num corpo de adulto, revelando a criança que ainda havia em si naquela altura, à medida que ao longo da narrativa vai cometendo inúmeros disparates, que conseguem entreter o espectador.


TERMINAL DE AEROPORTO (2004), realizado por Steven Spielberg
Mais uma comédia nesta lista, e outro filme de Steven Spielberg. Este não foi propriamente bem recebido quando foi lançado, recebendo até muitas críticas negativas. No entanto, envelheceu bem e atualmente continua a ter a sua graça. Aqui, Hanks interpreta um homem que devido a muitas burocracias é mantido “preso” num aeroporto, onde começa a criar uma rotina, à medida que se vai apaixonando por uma hospedeira de bordo, que por lá pára entre voos, com alguma frequência. É uma história de amor interessante, especialmente porque nunca sabemos o que esperar dadas as circunstâncias ridículas que a personagem principal está a enfrentar. 


O CÓDIGO DA VINCI (2006), realizado por Ron Howard
Não sendo, certamente, um dos melhores filmes da carreira de Tom Hanks, para mim seria difícil fazer um artigo sobre ele e não mencionar a famosa personagem Robert Langdon, que Hanks interpretou não só em O Código DaVinci, mas também nos dois filmes que se seguiram: Anjos e Demónios (2009) e Inferno (2016). Sejamos honestos, Tom Hanks foi a escolha perfeita para interpretar este papel diretamente saído dos livros de Dan Brown, que tanto sucesso fizeram quando foram publicados.


Nesta lista podiam estar muitas outras longa-metragens, como, por exemplo, Filadélfia (1993), Apollo 13 (1995), Você Tem uma Mensagem (1998), À Espera de Um Milagre (1999), O Náufrago (2000), Apanha-me se Puderes (2002), Cloud Atlas (2012), entre tantos outros. Por isso, agora pergunto: qual é vosso filme favorito da longa carreira de Tom Hanks?
QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante que lê livros, vê filmes e coleciona figuras e outras tralhas. Tenho um grande gosto pelos grandes clássicos e pelas animações. Na minha lista de longa-metragens favoritas estão E Tudo o Vento Levou (1939), Cinema Paradiso (1988), Forrest Gump (1994) e La La Land (2016).

1 comentário: