sábado, 31 de outubro de 2020

Sugestões para ver, ler e jogar neste Halloween!

Apesar de ainda não ser muito celebrado por cá, e ser por muitos considerado uma “americanice”, a verdade é que deste lado gostamos do Halloween, em grande parte pela influência dos filmes de Terror, cujos argumentos muitas vezes têm lugar nesta altura do ano. Em 2020, infelizmente, para quem gosta de celebrar o Halloween na rua, com amigos ou família, desta vez teremos de o celebrar por casa. Então, reunimos várias listas: uma de filmes, uma de séries e minisséries, uma de livros e uma de jogos. Tudo isto para que possamos continuar a ter um cheirinho daquele que é o dia mais arrepiante do ano! 


Filmes (ao longo de 13 dias publicámos, diariamente, uma sugestão de filme na nossa página do Facebook e agora reunimos aqui todas as sugestões) 
  1. Veio do Outro Mundo (1982), realizado por John Carpenter. Sinopse: Uma missão científica na região Antártica é confrontada com a ameaçadora existência de um estranho ser. 
  2. It's the Great Pumpkin, Charlie Brown (1966), realizado por Bill Melendez. Sinopse: Snoopy e companhia celebram o Halloween enquanto esperam pela Grande Abóbora (uma espécie de Pai Natal do Dia das Bruxas). 
  3. Scream (1996), realizado por Wes Craven. Sinopse: Um ano após o assassinato da sua mãe, uma adolescente é aterrorizada por um novo assassino que a escolheu como alvo e usa filmes de terror como parte do seu jogo mortal. 
  4. Halloweentown (1998), realizado por Duwayne Dunham. Sinopse: Uma jovem descobre que é bruxa e tem de ajudar sua avó a salvar Halloweentown das forças do mal. 
  5. ParaNorman (2012), realizado por Chris Butler e Sam Fell. Sinopse: Um rapaz incompreendido enfrenta fantasmas, zombies e adultos para salvar a sua cidade de uma maldição. 
  6. Beetlejuice (1988), realizado por Tim Burton. Sinopse: Os espíritos de um casal falecido são perseguidos por uma família insuportável que se mudou para a sua casa e contrata um espírito maldoso para expulsá-los. 
  7. Insidious (2010), realizado por James Wan. Sinopse: Uma família tenta impedir que espíritos malignos prendam o seu filho em coma num reino chamado The Further. 
  8. Carrie (1976), realizado por Brian De Palma. Sinopse: Carrie White, uma adolescente tímida e sem amigos, controlada pela sua mãe extremamente religiosa, liberta os seus poderes telecinéticos depois de ser humilhada pelos seus colegas no baile de finalistas. 
  9. Ju-On: The Grudge (2002), realizado por Takashi Shimizu. Sinopse: Um espírito misterioso e vingativo persegue quem ousa entrar na casa em que reside. 
  10. O Que Fazemos nas Sombras (2014), realizado por Taika Waititi. Sinopse: Viago, Deacon, Vladislav e Petyr são quatro vampiros a dividir casa em Wellington, na Nova Zelândia. Uma vez que são imortais, estão em constante esforço de adaptação aos tempos, convenções sociais, modas ou tendências da época. Trivialidades como pagar a renda da casa, fazer as tarefas domésticas ou fazer compras de primeira necessidade apenas servem para poderem passar despercebidos. Para encontrar alimento, todas as noites se aventuram pelas discotecas e clubes noturnos. A sua vida é tranquila e eles vão sobrevivendo ao passar dos tempos. Até ao dia em que se apercebem da presença de caçadores de vampiros na cidade… 
  11. A Família Addams (1991), realizado por Barry Sonnenfeld. Sinopse: Vigaristas planeiam roubar uma família excêntrica usando um cúmplice que afirma ser o seu tio há muito perdido. 
  12. O Assassino em Série (1992), realizado por Bernard Rose. Sinopse: O Candyman, uma alma assassina com um gancho no lugar da mão, é acidentalmente convocado por uma estudante de graduação cética que procura saber mais sobre o mito do monstro. 
  13. Halloween (1978), realizado por John Carpenter. Sinopse: Quinze anos depois de assassinar sua irmã na noite de Halloween de 1963, Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico e retorna à pequena cidade de Haddonfield, Illinois, para matar novamente. 


Séries ou Minisséries 
  1. Lovecraft Country (2020-). Sinopse: Baseada no romance homónimo de Matt Ruff, a série de dez episódios começa com o veterano e aficionado por pulp-fiction Atticus Freeman (Jonathan Majors) a viajar do sul de Jim Crow para a sua cidade natal, South Side de Chicago, à procura do seu pai desaparecido, Montrose (Michael Kenneth Williams). Depois de recrutar o seu tio George (Courtney B. Vance) e a sua amiga de infância Letitia (Jurnee Smollett) para se juntarem a ele, o trio parte para "Ardham", Massachusetts, onde eles acham que Montrose pode ter ido, em busca dos antepassados da falecida mãe de Atticus. Enquanto viajam pelo Midwest, Tic, Leti e George encontram perigos à espreita a cada passo, especialmente após o cair do sol. 
  2. 11.22.63 (2016). Sinopse: O professor do ensino médio Jake Epping (James Franco) viaja no tempo ao passado para prevenir o assassinato do presidente John F. Kennedy. Porém, a sua missão é ameaçada por Lee Harvey Oswald, pelo próprio passado que não quer ser modificado e pelo facto de ele se apaixonar. 
  3. As Arrepiantes Aventuras de Sabrina (2018-2020). Sinopse: Prestes a completar dezasseis anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará a sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam. 
  4. Stranger Things (2016-). Sinopse: Quando Will (Noah Schnapp), um rapaz de 12 anos, desaparece misteriosamente, o xerife Jim Hopper (David Harbour) inicia uma operação para encontrá-lo. Enquanto isso, Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin), os melhores amigos de Will, decidem procurá-lo por conta própria. Mas as investigações acabam por levar o grupo a conhecer experiências secretas do governo e a conhecer uma peculiar rapariga perdida na floresta. 
  5. Ficheiros Secretos (1993-2018). Sinopse: Dois agentes do F.B.I., Fox Mulder, o crente, e Dana Scully, a cética, investigam o estranho e inexplicável, enquanto forças ocultas trabalham para impedir os seus esforços. 

Livros 
  1. Bem-Vindos a Joyland, de Stephen King. Sinopse: Por detrás do brilho das luzes, escondem-se as trevas… Devin Jones, estudante universitário, aceitou o trabalho de verão em Joyland na esperança de esquecer a rapariga que lhe partiu o coração. Mas acaba por se deparar com algo muito mais terrível: o legado de um homicídio perverso, o destino de uma criança moribunda e verdades obscuras acerca da vida, e do que se lhe segue, que irão mudar para sempre a sua vida. Uma história intensa de amor e perda, acerca de crescer e de envelhecer - e daqueles que não chegam a ter tempo para uma coisa nem para outra por serem ceifados pela morte antes disso.
  2. Pumpkinheads, de Rainbow Rowel. Sinopse: Deja e Josiah são amigos sazonais. Todos os Outonos, eles trabalham juntos na melhor plantação de abóboras do mundo inteiro (poucas pessoas sabem que a melhor plantação de abóboras do mundo é em Omaha, Nebraska, mas definitivamente é). Eles despedem-se sempre no Halloween e reencontram-se novamente no mês de Setembro. 
  3. A Festa das Bruxas, de Agatha Christie. Sinopse: Numa festa da Noite das Bruxas, Joyce, uma jovem fã de livros policiais, confessa ter já assistido a um assassinato. Mas ela tem fama de contadora de histórias mirabolantes e ninguém lhe presta atenção. Porém, quando Joyce é encontrada morta nessa mesma noite, todos se perguntam se esta última história não teria um fundo de verdade. Quem de entre os convidados quereria silenciá-la? Não há ninguém melhor do que Hercule Poirot para responder a esta questão.
  4. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K.Rowling. Sinopse: A vida de Harry Potter muda para sempre no dia do seu décimo primeiro aniversário, quando o gigante Rubeus Hagrid lhe entrega uma carta e lhe dá algumas notícias surpreendentes. Harry Potter não é um rapaz vulgar: é um feiticeiro. E uma aventura extraordinária está prestes a começar. 
  5. Drácula, de Bram Stoker. Sinopse: Uma verdadeira obra-prima, Drácula transcendeu gerações, linguagem e cultura para tornar-se um dos romances mais populares alguma vez escritos. É por excelência uma história de suspense e horror, que ostenta um dos personagens mais terríveis que já nasceram na literatura: o conde Drácula, um espectro trágico e noturno que se alimenta do sangue dos vivos, e cujas paixões diabólicas depredam os inocentes, os desamparados, e os belos. Mas Drácula também se destaca como uma saga alegórica de um ser eternamente amaldiçoado cujas atrocidades noturnas refletem o lado sombrio da era extremamente moralista em que foi originalmente escrito - e os desejos corruptos que continuam a atormentar a condição humana moderna. 


Jogos 
  1. Resident Evil 2 para a PS1, PS3, PS4, XBOX One, GameCube; 
  2. Silent Hill 2 para a PS2, PS3, XBOX, XBOX 360, XBOX One, PC; 
  3. Deadly Premonition para a XBOX 360, PS3 e Nintendo Switch; 
  4. Fatal Frame 2/Project Zero II Crimson Butterfly para PS2, Wii, XBOX; 
  5. Dead Space para PS3, XBOX One, XBOX 360;
SOBRE OS AUTORES

Este artigo foi escrito pela Joana e pelo Diogo, a Companhia Cinéfila. Isto nem sempre acontece, mas às vezes reúnimos as nossas opiniões e debatemos para criar um artigo em conjunto! 😉

Sem comentários:

Publicar um comentário