quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Destaques da 14ª edição do LEFFEST

Novembro é sinónimo de LEFFEST (Lisbon & Sintra Film Festival) e a programação deste ano já foi anunciada, assim como os horários. Desta vez, destacam-se as retrospetivas, mas há também estreias em solo nacional para ver. Os bilhetes para o festival, que decorre entre os dias 13 e 22, já estão à venda, sendo que para as sessões e eventos no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, a aquisição de bilhetes poderá ser feita nas bilheteiras físicas ou através da Ticketline. No caso do Cinema Nimas, em Lisboa, os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do espaço ou online via ActiveTicket


O ponto de partida desta 14º edição será o filme 2001 - Odisseia no Espaço (1968) de Stanley Kubrick. Em comunicado do festival à imprensa, esta escolha justifica-se do seguinte modo: “Inspirado no imaginário da ficção científica, de que o filme continua a ser o grande paradigma, a programação foi pensada num momento particularmente insólito da história global: um período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora tomávamos por garantido. O confronto com o desconhecido, abrindo portas a um futuro em construção”. 

Da Selecção Oficial em Competição constam dez títulos: Dear Comrades! de Andrei Konchalovsky, Delete History de Benoît Delépine e Gustave Kervern, In The Dusk de Sharunas Bartas, Malmkrog de Cristi Puiu, Orphea de Alexander Kluge e Khavn, Sportin’ Life de Abel Ferrara, The Best is Yet To Come de Jing Wang, The Disciple de Chaitanya Tamhane, The World to Come de Mona Fastvold, Un Soupçon D’Amour de Paul Vecchiali e Undine de Christian Petzold. 

Peter Handke, distinguido com o prémio Nobel da Literatura em 2019, Frédéric Bonnaud, director da Cinemateca Francesa, Gabriel Abrantes, um dos mais importantes jovens cineastas e artistas da atualidade, Neville Wakefield, curador de arte e escritor, e a bailarina, coreógrafa e artista visual Cecilia Bengolea compõem o painel do júri desta edição.

Para além desta Seleção, haverá dez filmes Fora de Competição, com destaque para a estreia de Nomadland de Chloé Zhao, Falling de Viggo Mortensen e The Human Voice de Pedro Almodóvar. A lista completa pode ser consultada aqui.

Desta vez, homenageia-se ainda Paul Thomas Anderson, através de uma retrospectiva integral, Clément Cogitore e Wong Kar-Wai, com a exibição de obras restauradas em 4K.

Os preços dos bilhetes para as diversas sessões e espaços podem ser consultados aqui. Para mais informações: www.leffest.com.

QUEM ESCREVEU ESTE ARTIGO?

Um grilo falante que lê livros, vê filmes e coleciona figuras e outras tralhas. Tenho um grande gosto pelos grandes clássicos e pelas animações. Na minha lista de longa-metragens favoritas estão E Tudo o Vento Levou (1939), Cinema Paradiso (1988), Forrest Gump (1994) e La La Land (2016).

Sem comentários:

Publicar um comentário